Desenvolvendo um Motor de Inferência para atuar sobre regras que solucionem os problemas dos professores em sala de aula

Categoria: 
Artigos técnicos
Ano da publicação: 
1998
Autor(es): 
José Alécio Carvalho
Rosiane Marinho
Felipe Távora Pereira
Francisco José de Azevedo Alves
Publicação: 
Programa de Bolsa PROTEM-CC

A célula de Educação a Distância (EAD) do NATI, na UNIFOR, vem desenvolvendo projetos que auxiliam o processo de ensino/aprendizagem a distância. Entre esses projetos temos o módulo CADI, uma ferramenta que visa ajudar o professor a resolver seus problemas de sala de aula, da maneira mais “inteligente” possível. Esta inteligência passa pela aplicação de métodos e técnicas de IA (regras, por exemplo) para definir e recuperar situações problema numa base de conhecimento.

Durante a definição de uma situação, associamos regras que são condições que devem ser verificadas para que uma situação seja disponibilizada ao professor. Para verificar regras, desenvolvemos um motor de inferência, o qual avalia e trata as regras que atuam sobre casos (problemas), de forma a auxiliar o professor na resolução de problemas de ensino encontrados. O motor de inferência percorre as regras da base de conhecimento com o objetivo de solucionar e tirar conclusões automaticamente, formando assim um sistema inteligente. Este motor de inferência foi modelado e definido em UML (Linguagem de Modelagem Unificada). Atualmente ele está em fase final de desenvolvimento para depois se integrar com a ferramenta CADI. A construção do motor de inferência facilitará a encontrar situações problema semelhantes a situação em que o professor se encontra.