Opções de privacidade

Blog

Descomplicando o PEQuI ANEEL: Como o Instituto Atlântico impulsiona os KRs das empresas de energia

Publicado em 10 de julho de 2025

O novo ciclo do Plano Estratégico Quinquenal de Inovação (PEQuI 2024-2028), lançado pela ANEEL, elevou o padrão de exigência sobre os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) realizados pelas Empresas de Energia Elétrica (EEEs).

Agora, o foco está em resultado real, retorno mensurável e impacto direto para o consumidor e para o setor elétrico.

O Instituto Atlântico e  sua Unidade Embrapii, possuem ampla experiência em projetos regulados, atuando como parceiro estratégico para as Empresas de Energia Elétrica (EEE) e podem contribuir significativamente como atingimento dos KRs do Plano Estratégico de Inovação (PEQuI) da ANEEL. 

O Instituto Atlântico: experiência, inovação e impacto

Com 23 anos de história, o Instituto Atlântico é referência nacional em inovação tecnológica por meio de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Ao longo de sua trajetória, o Instituto consolidou sua reputação como protagonista no avanço tecnológico no Brasil, atuando com:

  • +1.300 projetos tecnológicos executados com clientes nacionais e internacionais;
  • +40 patentes aplicadas;
  • +80 artigos científicos publicados;
  • 12 startups aceleradas com suporte técnico e de mercado

Especificamente com o setor elétrico, podemos destacar: 

  • Projetos com: Chesf, Copel, Enel, ISA ENERGIA, Engie, ABRATE, AES Brasil
  • Disponibilidade de mais de R$50 milhões da EMBRAPII para realizar co-investimentos em projetos de inovação. 
  • Potencial de conectar Empresas do setor elétrico com startups para evolução das soluções para o mercado
  • Co-investimento financeiro em projetos com recursos EMBRAPII

Como Unidade Embrapii na área de Manufatura Inteligente, o Atlântico atua com excelência em soluções de Inteligência Artificial , sempre com foco em impacto real e resultados mensuráveis.

Nossas Plataformas Tecnológicas

  • Inteligência Artificial;
  • Realidade Virtual e Imersiva;
  • Automação e Sistemas Integrados;
  • Conectividade e Computação Distribuída

Como o Instituto Atlântico impulsiona os KRs mais relevantes do PEQuI

KR2 – Peças de Comunicação Audiovisual

Meta ANEEL: 20 peças publicadas por ciclo (1 por trimestre), de responsabilidade da EEE.

Nossa equipe de design e comunicação técnica está preparada para apoiar as EEE na produção de peças audiovisuais de alta qualidade, que auxiliem na divulgação dos resultados dos projetos PDI. Trabalhamos para que os materiais atendam aos requisitos do PEQuI e ampliem a visibilidade dos investimentos em inovação.

KR4 – Retorno Financeiro dos Portfólios de PDI

Meta ANEEL: 1% de retorno financeiro sobre o total investido em PDI pela EEE.

Nossos projetos buscam gerar soluções aplicáveis e com potencial de mercado. Estimulamos a geração de propriedade intelectual licenciável, novos produtos comercializáveis e tecnologias que podem retornar financeiramente via royalties, licenças ou aplicações diretas, de no mínimo de 1% sobre o investimento. 

Além disso, temos um ecossistema de apoio ao empreendedorismo, com pré-incubação, incubação e aceleração de startups, que podem apoiar a transferência das soluções de P&D para o mercado.

KR5 – Aproveitamento dos Projetos e Ações de PDI

Meta ANEEL: 50% de aproveitamento dos resultados desenvolvidos.

Trabalhamos com projetos sob demanda, alinhados diretamente às dores e estratégias da EEE. Isso aumenta as chances de adoção prática dos resultados no ambiente operacional da empresa, reforçando o uso real de tecnologias, processos ou produtos desenvolvidos.

KR9 – Investimentos em Temas Estratégicos

Meta ANEEL: 50% dos recursos investidos em projetos devem estar alinhados aos Temas Estratégicos.

Nossas competências, e histórico de  projetos são alinhados aos temas definidos no PEQuI, como digitalização, eficiência energética e eletrificação da economia — garantindo o cumprimento da meta de 50% dos investimentos nesses temas.

KR15 – Investimentos em Projetos de Alto TRL

Meta ANEEL: 30% do investimento do portfólio PDI em projetos com TRL > 6.

Temos expertise para desenvolvermos projetos do TRL 3 ao 9, e assim apoiamos as EEE a desenvolverem projetos com com aplicação prática e potencial de inserção no mercado, TRL acima de 6. Com co-investimento EMBRAPII, co-financiamos os projetos até o TRL 7, dividindo os riscos com as EEE e contribuindo para que as soluções alcancem o mercado.

KR16 – Recursos de Terceiros (Contrapartidas)

Meta ANEEL: 10% de recursos de terceiros sobre o investimento regulado.

Como Unidade Embrapii, podemos co-investir parte do valor total do projeto como contrapartida financeira, desde que o projeto esteja alinhado à nossa área de competência (Manufatura Inteligente) e às diretrizes EMBRAPII.

KR17 – Titulações de Pós-Graduação

Meta ANEEL: Pelo menos 1 titulação de pós-graduação a cada 2 projetos.

Incluímos em nossos projetos a formação de mestres e doutores. Estimulamos parcerias com universidades e centros de pesquisa para fomentar a capacitação e formação de talentos.

KR18 – Propriedade Intelectual

Meta ANEEL: Pelo menos 1 pedido de patente ou registro de PI por EEE.

Contamos com uma política de inovação moderna e flexível, gerida por um time especializado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Assim, conseguimos apoiar desde a estratégia à execução do registro de propriedade intelectual e a transferência da tecnologia junto às EEE. Acreditamos que a PI é um ativo estratégico e deve ser gerada com foco em valorização e aplicação no mercado.

KR19 – Publicações Científicas de Alto Impacto

Meta ANEEL: 50% dos projetos da EEE com publicações A1-A4.

Publicamos artigos em periódicos de impacto e incentivamos a produção científica junto a pesquisadores parceiros. Isso contribui para a difusão técnica e validação acadêmica dos projetos.

KR20 – Investimentos nas Regiões N, NE e CO

Meta ANEEL:

  • 40% de investimento para EEEs sediadas nas regiões N, NE e CO
  • 30% para EEEs nas regiões S e SE

Sediado em Fortaleza/CE, o Instituto Atlântico é um polo tecnológico do Nordeste e apoia fortemente o fomento à inovação nessas regiões. Atuamos com protagonismo em projetos importantes de impacto nacional.

Parcerias para inovar Melhor

No Atlântico, acreditamos que a inovação acontece por meio da colaboração. Por isso, sempre que necessário, conectamos startups, universidades e outras ICTs para fortalecer o impacto e a execução dos projetos. Também apoiamos o desenvolvimento de novas empresas com o PRAIA, nosso programa de incubação e aceleração voltado para startups de base tecnológica, que foca no co-desenvolvimento, no crescimento estruturado e na inovação aplicada.

Mais do que oferecer execução técnica, o Instituto Atlântico entrega inteligência estratégica regulatória, co-investimento, articulação com o ecossistema e foco na geração de valor real. Somos o parceiro ideal para Empresas de Energia Elétrica que querem liderar a transformação digital, energética e regulatória do setor elétrico brasileiro.

Entre em contato conosco e descubra como podemos colaborar para construir um portfólio de inovação estratégico, sustentável e de impacto.

Taís Carvalho
Analista de Negócios no Atlântico