BLOG

BLOG DO ATLÂNTICO

Realidade mista: entenda o que é e como funciona

31/08/2021 | Por Atlântico

Você alguma vez já ouviu falar sobre a realidade mista? O que de fato é, e como ela funciona na prática? Caso nunca tenha ouvido falar sobre este termo ou sobre a própria realidade virtual, confira no texto abaixo que iremos explicar detalhadamente para você. 

Durante anos, a vontade de se comunicar de forma mais rápida e eficiente sempre foi um fator primordial e indispensável para a raça humana. Por diversos meios, a comunicação sempre foi de grande importância para nossa espécie. No entanto, à medida que as tecnologias se desenvolveram, o desejo de ver o outro, na sua frente, e ter uma conversa remotamente como se fosse presencial, ou viver novos mundos de uma forma totalmente imersiva, esquecendo-se das barreiras entre o físico e o virtual fazem parte dos sonhos de muitas pessoas. Para isso, separamos alguns tópicos importantes que facilitarão a compreensão sobre o assunto.

Tivemos grandes avanços tecnológicos nos últimos anos que nos aproximam cada vez mais de experiências revolucionárias como a Realidade Virtual. Mas, será que a realidade virtual que conhecemos, dos filmes e séries, é a mesma que se desenvolve dentro dos laboratórios de tecnologia pelo mundo?

De fato, há ainda uma grande confusão sobre os termos: realidade virtualrealidade aumentada, e realidade mista. Veja abaixo a diferença entre os três:

O que é a realidade virtual?

Devido ao avanço tecnológico e o acesso à informação nos últimos anos, a realidade virtual passou a ser o elemento chave, principalmente nos jogos eletrônicos, e em dispositivos que fazem o uso desse tipo de tecnologia. A realidade virtual permite ao usuário uma imersão completa no ambiente virtual, podendo também ser chamado de espaço virtual ou ciberespaço. Por tanto, a realidade virtual pode ser definida como “o uso de alta tecnologia para convencer o usuário de que ele se encontra em outra realidade, provocando o seu envolvimento por completo”. 

Ela é um espaço virtual, que tem como objetivo “enganar” seus sentidos ao fazer-se sentir totalmente imerso, quase sempre com a visão em primeira pessoa (vendo pelos seus próprios olhos). Essa tecnologia é a mais conhecida, pois sempre está associada aos óculos de realidade virtual (os VR oculus). Como dito acima, a realidade virtual nos proporciona uma experiência completamente imersiva, dando-nos sensações físicas e psíquicas. E então, você alguma vez teve a oportunidade de experimentar esse tipo de tecnologia?

Realidade mista: entenda o que é e como funciona

O que é a realidade aumentada?

Já a Realidade Aumentada faz de certo modo um caminho inverso, trazendo elementos virtuais ao mundo real e atual. O game, Pokemon Go, por exemplo, foi um fenômeno da realidade aumentada. Esse tipo de tecnologia adiciona tais elementos virtuais tridimensionais (3D) ao mundo real e atual, permitindo ao usuário interagir e ambientalizar com esses elementos utilizando um smartphone ou tablets. O usuário é livre e pode utilizar o ambiente do mundo real enquanto interage com elementos digitais, que são sobrepostos a ele.

Realidade mista: entenda o que é e como funciona

O que é a realidade mista?

E por fim, talvez o mais abstrato dos três, é a Realidade Mista, ela pode ser considerada como uma mistura de realidade virtual com a realidade aumentada

Essa tecnologia usa parte do ambiente real e parte do espaço virtual, tornando assim, uma experiência mais interativa e imersiva. Um bom exemplo disso, são os usos do óculos de realidade virtual, também conhecidos como óculos VR. Em uma feira de automóveis, realizada na cidade de Fortaleza – CE, o visitante era capaz de fazer um passeio virtual com o uso dos óculos VR. O dispositivo era conectado a um celular, unindo o ambiente atual com elementos virtuais. Com isso, ao passar por determinadas localidades da cidade o usuário era capaz de sentir os aromas dos lugares visitados. Incrível, não é mesmo?

As três tecnologias descritas acima não se limitam apenas ao mundo gamer, embora este seja o foco de grandes desenvolvedoras ao redor de todo o mundo. Contudo, tais tecnologias propõem a exploração em outras áreas do mundo real, como:

– na Saúde para treinamento em simulações cirúrgicas;

– na capacitação de profissionais para uso de máquinas altamente complexas;

– em excursões virtuais, para conhecer museus sem precisar viajar para outros países;

– com atletas de diversas modalidades usam treinamento virtual. A Fórmula 1 é grande utilizadora dessa tecnologia;

– na visualização de modelos de novos produtos e na visitação de construções que ainda existem somente em modelos 3D;

– e também no uso de dispositivos que fazem o uso de inteligência artificial.

Além das áreas descritas acima, a realidade mista também evolui a cada dia em outros segmentos, que tal conferir abaixo?

O cinema e os limites da tecnologia

Apesar da ficção já ter se fundido ao mundo real, e de vermos coisas antes só pensadas no cinema sendo utilizadas nas ruas, ainda há muitas coisas difíceis de conseguir. Como os hologramas de Star Wars, soltos no ambiente, sobre qualquer superfície, e sem a necessidade de um equipamento especial (óculos de realidade virtual).

No entanto, aos poucos a Realidade Virtual cresce, em equipamentos cada vez mais simples, fáceis de usar e com abordagens voltadas a diversos ambientes do cotidiano humano. Um artigo de Mana Farshid et al., publicado na revista Business Horizons em 2018 já abordava a nomenclatura e abordagens com o título “Go boldly!: Explore augmented reality (AR), virtual reality (VR), and mixed reality (MR) for business”. Ou por exemplo, experiência com os Smart Glasses, como o Google Glass.

Google Smart Glass

O Google Glass foi um experimento interessante nesse sentido, que parou por questões relacionadas à privacidade. O que é uma preocupação recorrente à medida que os equipamentos tecnológicos ficam mais discretos e incorporados ao nosso cotidiano com pequenos gadgets, como óculos, relógios e até mesmo anéis. Não, nada de ficção científica ou cinema aqui. Muitos desses gadgets são experimentos. Estão no mercado para testar a tecnologia e evoluí-la. Mas aqui já estamos entrando em um outro assunto: os wearables, que pode, no futuro ser assunto também neste blog.

E os rumos da VR e afins?

Muitos dos usos correntes, e mais inovadores, da Realidade Mista, Virtual ou Aumentada se dão, na prática, nos ambientes corporativos. O artigo “Mixed Reality with HoloLens: Where Virtual Reality Meets Augmented Reality in the Operating Room”, publicado na Ingenta Connect em 2017, fala bastante sobre isso. 

Conseguiu entender o que é a realidade mista e como ela funciona? Nosso objetivo com esse conteúdo é descobrir exatamente como inovar com essas tecnologias, como evoluí-las para melhorar os equipamentos, de forma que sejam mais fáceis de se instalar e usar por qualquer pessoa. Mesmo no mundo gamer, são vários os relatos de pessoas que melhoraram suas capacidades ou responderam a tratamentos ao utilizar aplicativos recreativos em Realidade Virtual durante tratamentos específicos, por exemplo.

Se você gostou do conteúdo acima, e quer receber mais dicas sobre as inovações tecnológicas, ficando sempre atualizado e por dentro das novidades, não deixe de seguir no Instagram, Facebook e Linkedin.

 

Posts relacionados

Blog

Rumo à construção de um futuro tecnológico, sustentável e inclusivo – Nosso compromisso ESG.

05/04/2024
Blog

Tecnologias emergentes e tendências de inovação: capacitando para o futuro dos negócios

29/01/2024
Blog

Descubra como a Inovação Corporativa pode gerar resultados concretos para sua organização

22/01/2024

Conteúdo rico no seu e-mail

Assine nosso conteúdo e receber os melhores conteúdos sobre tecnologia e inovação.

    São mais de 15 anos entregando soluções tecnológicas e inovadoras