BLOG

BLOG DO ATLÂNTICO

Atlântico tem seu primeiro projeto de capacitação aprovado dentro do contexto de PPIs

30/07/2021 | Por Atlântico

Com as mudanças na Lei de Informática (LI), agora é possível que clientes tradicionais da LI do Atlântico usem esses incentivos para financiar projetos que se encaixem na definição dos Programas e Projetos Prioritários de Interesse Nacional (PPI). No âmbito da Lei de Informática existem, atualmente, 5 Programas Prioritários em operação, coordenados pela SOFTEX, EMBRAPII e RNP

Desta forma, um dos clientes do Atlântico aportou recursos financeiros no PPI SOFTEX (para cumprir suas obrigações de contrapartida da LI) e sinalizou interesse na área de disponibilização de recursos humanos qualificados para o mercado nacional. 

A gerente de projetos do Atlântico, Ludmila Varela, explica que foram vários meses de trabalho voltados para o desenvolvimento da proposta e, somente após mais de um ano de espera desde a submissão, o Atlântico recebeu o retorno positivo da aprovação final do projeto. “Esse é o nosso primeiro projeto de capacitação aprovado dentro do contexto dos Programas Prioritários de Interesse Nacional. Isso qualifica o Atlântico a executar vários outros projetos desse tipo em um futuro próximo, incluindo mais projetos PPI. Estamos muito felizes.”, comemora Ludmila.

Entenda um pouco mais
A SOFTEX gerencia o recurso e pode selecionar um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) credenciado junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) para executar o projeto, desde que cumpra as exigências legais e esteja alinhado com os interesses do PPI SOFTEX. Com a prospecção do time do Comercial, o projeto foi analisado e validado como sendo de interesse estratégico para o Atlântico; e uma vez que isso acontece é gerada uma demanda de concepção e dimensionamento de um projeto para a Operação, que tem um grupo especializado nesse tipo de atividade, no caso, o GAS., esclarece Ludmila.

Sobre o GAS
O Grupo de Arquitetura de Soluções (GAS) do Atlântico é um grupo institucional especializado não apenas na concepção de soluções tecnológicas, mas também na concepção e dimensionamento dos projetos que serão implementados. O GAS é formado por uma equipe multidisciplinar do Atlântico, que envolve profissionais com expertise em formatação de propostas técnicas e soluções para clientes, que atuam diretamente com a equipe do Comercial, Inovação e Operação, com foco em desenvolvimento de software, projeto de soluções, gestão de projetos, plataformas tecnológicas e também com ampla experiência no ensino superior.

De acordo com Ludmila, um dos propósitos do GAS é também ajudar a operação na execução dos projetos, por isso, o grupo acompanha o projeto mesmo após a aprovação. “No caso do PPI Softex, o projeto começou em junho e atualmente o time do GAS está apoiando a gestão na execução das atividades, incluindo o processo de seleção de professores, elaboração de modelos para os documentos de planejamento didático e consultorias sobre a PU, a metodologia de ensino híbrida proposta e como o projeto foi pensado.”, comenta a Gerente de Projetos.

A opinião de quem precisa 

Para Luiz Alves, gerente de Inovação e Novos Negócios, o GAS tem uma função importante para a instituição, já que ajuda a melhor compreender a demanda dos clientes e propõem soluções tecnológicas que possuam relevância, inovação e fit com as restrições de tempo e budget. “Ao compreender bem a demanda dos clientes e dominar tecnologias habilitadoras de soluções, o GAS gera, não só a viabilidade do que estamos vendendo, mas garante que, o que vendemos gera de fato valor aos clientes. Sempre conto com o GAS.”, afirma Luiz. 

De acordo com Victória Matos, Gerente de Operação, o GAS é uma excelente forma de maximizar a atuação de profissionais especialistas no processo de arquitetura de soluções. “Hoje, a operação como um todo se beneficia muito com a estrutura do GAS no que se refere a elaboração das soluções de arquitetura, sejam elas para, proposta técnica de venda ou para projetos que necessitem de uma visão mais especializada no desenho de sua arquitetura. Um excelente ganho para todos.”, enfatiza Victória.

Se interessou pelo trabalho do GAS do Atlântico e quer saber mais em como nosso time pode contribuir com o seu negócio? Mande um e-mail para: gas@atlantico.com.br.  

Posts relacionados

Blog

Rumo à construção de um futuro tecnológico, sustentável e inclusivo – Nosso compromisso ESG.

05/04/2024
Blog

Tecnologias emergentes e tendências de inovação: capacitando para o futuro dos negócios

29/01/2024
Blog

Descubra como a Inovação Corporativa pode gerar resultados concretos para sua organização

22/01/2024

Conteúdo rico no seu e-mail

Assine nosso conteúdo e receber os melhores conteúdos sobre tecnologia e inovação.

    São mais de 15 anos entregando soluções tecnológicas e inovadoras