BLOG

BLOG DO ATLÂNTICO

IOT: 3 exemplos de internet das coisas que podem transformar as empresas

09/02/2022 | Por Atlântico

Você já leu ou ouviu falar de IoT (mais conhecida aqui como Internet das Coisas)? O termo refere-se a vários dispositivos que podem se comunicar por meio da internet e vem revolucionando o cotidiano de pessoas, residenciais e até mesmo de empresas. 

O Líder da Plataforma de Redes e Sistemas Distribuídos do Instituto Atlântico, Alex Trajano, explica que, “quaisquer tipos de objetos que façam uso integrado de sensores, atuadores e softwares através da internet são consideradas tecnologias IoT”. Entre os exemplos que podemos empregar, destacamos:

  • Objetos vestíveis, como como relógios e óculos;
  • Dispositivos domésticos inteligentes, como lâmpadas, ar-condicionado e geladeiras;
  • Equipamentos inteligentes disponíveis em cidades, como câmeras, semáforos, água e esgoto;
  • Tecnologia presente na gestão de energia elétrica, como medição do consumo em tempo real. 

A ideia é que esses tipos de equipamentos tenham cada vez menos interação humana com finalidade de reduzir o trabalho para as pessoas e grandes corporações. Atualmente, o mundo conta com mais de 10 bilhões de dispositivos IoT conectados. No entanto, especialistas acreditam que esse número salte para 22 milhões até o ano de 2025

Alex Trajano frisa que, apesar do grande potencial desse tipo de tecnologia, poucas empresas ainda têm empregado o uso de IoT em suas instalações e processos, principalmente no Brasil. 

Quer saber como os dispositivos IoT podem transformar sua empresa de maneira positiva? Continue lendo o nosso artigo! 

Como as IoT podem ser aplicadas nos negócios? 

Grandes empresas, como Huawei, Dell, Royce Rolls e Bosch, já trabalham com soluções de Internet das Coisas. 

Em galpões de logística, por exemplo, robôs são utilizados para fazer o manejo de grandes mercadorias dentro do estoque. De acordo com Alex Trajano, a prática automatiza “o processo de procurar um produto e despachá-lo para os clientes que eventualmente tenham feito uma compra on-line”. 

Além disso, outra área que podemos citar que  pode se beneficiar com tecnologia IoT é a da saúde. Veja o que diz o especialista:

“As empresas [de saúde] podem se favorecer dos sensores embutidos nos dispositivos que os pacientes usam, com a finalidade de monitorar quase que em tempo real os parâmetros de saúde dessas pessoas”, informa o profissional. “O resultado disso é a maior visibilidade da saúde das pessoas”, complementa. 

Outros setores que podem usufruir positivamente da IoT são:

  • Automotivo;
  • Fábricas;
  • Transporte;
  • Varejo;
  • Segurança.

Partindo desse pressuposto, Alex discorre que teremos “fábricas e linhas de produção inteiras sendo mantidas por sensores, atuadores e sistemas com dados integrados por meio da IoT e da Inteligência Artificial”. 

Quais as contribuições de impacto da Internet das Coisas para as empresas?

São várias as contribuições de impacto que a tecnologia IoT pode trazer às empresas que vierem investir neste tipo de inovação, principalmente aqueles que já estão com operação em andamento. Isso ocorre porque a IoT proporciona uma maior eficiência dos processos daquela instituição em questão. 

Com isso, temos a capacidade de uma observação holística de mais dados. Humanamente, seria impossível analisar todo esse volume de dados, mas com a ajuda de processadores extremamente potentes, a tarefa será mais eficaz. As empresas de varejo que adotam a tecnologia, por exemplo, se tornaram mais eficientes em suas linhas de distribuição, assim como possuem um melhor conhecimento do cliente final e do mercado em que estão inseridas. 

Leia também: desafios e oportunidades na IoT (Internet das Coisas)

Segundo Alex Trajano, as ações são melhoradas e tomadas de forma mais otimizada justamente pela abundância de informações obtidas na atividade. Sendo assim, a gestão da empresa teria em suas mãos números e relatórios que seriam aliados nas estratégias de diferentes frentes da empresa beneficiada. 

No entanto, para aplicação de tais tecnologias e ações, a empresa em questão precisa obedecer alguns requisitos: 

  • Estar aberto a um processo e cultura de inovação;
  • Possuir um ambiente propício para a comunicação dos dispositivos;
  • Definir os requisitos de segurança da informação para esses dispositivos;
  • Ter um time técnico capacitado.

IoT: 3 exemplos que transformam empresas

Ao olhar para uma realidade de médio e longo prazo, especialistas estimam que a Indústria 4.0 fará o uso intenso dos dispositivos da Internet das Coisas e outras tecnologias semelhantes. Para mostrar sua eficiência e a realidade desta afirmação, separamos alguns exemplos de como a IoT pode auxiliar na transformação de empresas: 

Gerenciamento de locais físicos 

Um dos exemplos claros do bom uso de IoT é em relação ao gerenciamento de locais físicos. Essas instalações se beneficiaram com a aplicação da Internet das Coisas, pois deixariam de ser um local qualquer para se transformar em um prédio inteligente (smart building). 

Na prática, temos o uso de equipamentos corretos de segurança e monitoramento, como câmeras, sensores e controles de acessos, tornando os ambientes corporativos mais seguros e eficientes até mesmo por distância. 

Produtividade para empresas 

Outro fator positivo que podemos citar é em relação a produtividade dentro de empresas com uso de IoT. Com um aumento de processos otimizados por meio destas tecnologias, há uma paridade em relação a produtividade também. 

A tecnologia da Internet das coisas pode ser a chave para uma maior agilidade no mundo corporativo. O resultado disso pode ser alcançado devido a melhor gestão do tempo e a simplificação dos processos oferecidos pelas ferramentas IoT.

Além disso, podemos observar uma maior segurança e proteção, dois fatores essenciais para qualquer empresa. 

Redução de custos operacionais 

Conforme a pontuação do nosso especialista, Alex Trajano, uma vez que as tecnologias IoT permitem uma maior eficiência do ambiente, o custo operacional também é reduzido. Um exemplo real disso é em relação ao consumo de energia de uma empresa. 

Ao empregar a tecnologia IoT com os sensores de presença é possível acompanhar em tempo real o consumo de energia. Uma vez que, ninguém esteja no local, automaticamente aquela energia não será usada, fazendo com que os custos na conta de luz sejam reduzidos. 

Com esta explanação, você viu como a IoT pode, de fato, transformar e trazer diversos benefícios às empresas a curto, médio e longo prazo.

Gostou do nosso conteúdo? Quer ficar por dentro de mais assuntos como esse? Então acesse nossas redes sociais (Instagram, Facebook e Linkedin) e ouça-nos também em nosso Podcast

Posts relacionados

Blog

Rumo à construção de um futuro tecnológico, sustentável e inclusivo – Nosso compromisso ESG.

05/04/2024
Blog

Tecnologias emergentes e tendências de inovação: capacitando para o futuro dos negócios

29/01/2024
Blog

Descubra como a Inovação Corporativa pode gerar resultados concretos para sua organização

22/01/2024

Conteúdo rico no seu e-mail

Assine nosso conteúdo e receber os melhores conteúdos sobre tecnologia e inovação.

    São mais de 15 anos entregando soluções tecnológicas e inovadoras