BLOG

BLOG DO ATLÂNTICO

3 benefícios da qualidade 4.0 para a indústria

23/08/2019 | Por admin

A Quarta Revolução Industrial já é uma realidade. Os impactos do big data, internet das coisas, dentre outras, estão nos trazendo um volume de dados relevantes e confiáveis nunca antes pensado. No entanto, para que isso seja efetivo, é fundamental a qualidade 4.0, para acelerar o desenvolvimento e entregar aquilo que os consumidores esperam. 

Essa demanda surge da exigência dos clientes por produtos e atendimentos mais personalizados. Para isso, é fundamental a inserção de ferramentas tecnológicas no processo produtivo e administrativo. Essa incorporação proporciona que as empresas mantenham a competitividade no cenário industrial. 

Para ajudar você a entender melhor todo esse movimento, preparamos este post para explicar como a qualidade 4.0 pode e vai mudar o seu processo industrial. Confira agora!

O futuro com a indústria 4.0 

A indústria 4.0 consiste na utilização de soluções tecnológicas na melhoria dos processos produtivos, proporcionando um desenvolvimento acelerado e melhores resultados. A Quarta Revolução busca viabilizar as “fábricas inteligentes”, para isso é realizado uma combinação entre sistemas de computação complexos e ferramentas de automação industrial. 

Na prática, isso significa que sistemas digitais monitoram os processos físicos. A partir disso criam uma cópia virtual e tomam decisões descentralizadas. Com a internet das coisas, os diversos sistemas que atuam em conjunto conseguem se comunicar e cooperar entre si e com as pessoas em tempo real. Por meio da computação em nuvem as fábricas recebem serviços internos e externos. 

Um exemplo prático para demonstrar como as fábricas inteligentes são uma realidade mais perto do que muitos imaginam são as catracas automatizadas de controle de acesso. Um leitor lê a digital da pessoa, a leitura é validada por um sistema — que pode ser interno ou disponível via rede — e a catraca é liberada para passagem de um único indivíduo.

No geral, as inovações tecnológicas têm como objetivo tornar o dia a dia das pessoas e das empresas mais eficientes. No que diz respeito a qualidade 4.0, essa metodologia busca evitar erros e empecilhos que atrapalhem a produção. A utilização das ferramentas da indústria 4.0 permitem maior qualidade dos produtos e serviços. A seguir vamos apresentar melhor esse conceito. 

O que é a qualidade 4.0

O conceito de qualidade 4.0 diz respeito a gestão focada na excelência da produção e dos serviços oferecidos pela empresa. Para isso, são inseridas ferramentas tecnológicas que dão suporte e mantém a excelência da indústria, com segurança e agilidade. Além disso, são oferecidas métricas e programas que permitem uma maior eficiência. 

A indústria 4.0 trouxe recursos como a Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) que conseguem analisar a rotinas produtivas e verificar o seu funcionamento, gerando uma melhor gestão e consequentemente uma maior qualidade nos resultados. Além disso, a relação comunicacional é fortalecida e o reporte de falhas é realizado pelas próprias redes.

Nas revoluções anteriores o foco estava no interior físico das fábricas e nas suas linhas de produção. Atualmente, a gestão da qualidade na indústria 4.0 olha para os dispositivos inteligentes presentes nas empresas. As novas tecnologias conseguem manter a tão requerida qualidade. 

Sabemos que alguns conceitos podem parecer um pouco inacreditáveis. Mas uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que esse assunto já é uma realidade no Brasil. O estudo indica que 45,6% das empresas já estão realizando estudos iniciais sobre indústria 4.0 ou, já tem planos aprovados. Além disso, nos próximos 10 anos 21,8% das instituições devem adotar a tecnologia nos seus processos. 

Os benefícios da qualidade 4.0 para indústria

Foram praticamente cem anos para sairmos de uma abordagem puramente corretiva da qualidade até a gestão da qualidade, com foco nas necessidades do mercado e dos clientes. A qualidade 4.0 permite que o sistema funcione de forma preditiva, prevenindo possíveis falhas e futuras e antes que aconteçam. Confira agora alguns dos seus benefícios.

1. Diminuição do retrabalho

Estar preparado para possíveis erros é a melhor solução para uma empresa que busca a excelência dos seus serviços e produtos. Um dos preceitos da qualidade 4.0 é a otimização da gestão de falhas no processo produtivo. Isso faz com que indústrias antecipem um acontecimento, evitando perdas ou atrasos nas próximas fases. 

Uma gestão automatizada permite maior visibilidade ao negócio, aumentando a integração entre as operações e alinhando os setores industriais. Desse modo, é muito mais fácil e prático reportar um erro a toda equipe, evitar problemas de falta de estoque ou qualquer outro motivo que possa afetar a cadeia produtiva. 

2. Decisões baseadas em dados

O big data, a integração de sistemas, a internet das coisas e o armazenamento na nuvem estão nos levando a um volume de dados muito grande. A automação dos processos junto a qualidade 4.0 são capazes de transformar essas informações em conhecimentos úteis, que por sua vez, baseiam decisões. 

Na hora de tomar uma decisão ter dados que se confrontam e orientam os processos são muito importante para prevenir erros. A transformação digital permite que tecnologias façam compilações lógicas das informações, gerando inclusive conclusões indicativas, já acompanhadas das suas chances de ocorrência ou efetivação.

3. Maior qualidade dos serviços e produtos

A aplicação da qualidade 4.0 nos processos industriais permite maior eficiência e excelência nos produtos e serviços. Afinal, quanto maior controle e informações se tem sobre determinada operação, melhor será o resultado entregue e, por conseguinte, maior será a satisfação dos clientes. 

Dessa forma, o monitorando e o uso de dados permite aos gestores visualizem os problemas nos seus processos. A partir disso, eles conseguem fazer planejamentos de correções e atualizações de modo mais eficiente. Isso promove uma administração otimizada e com foco no serviço-fim da empresa. 

Enfim, a qualidade 4.0 na indústria pode promover excelentes resultados para a empresa. O uso dos recursos tecnológicos advindos da Quarta Revolução Industrial centralizam as informações e permite maior confiança nos dados e, por conseguinte, facilitam os ajustes e correções dos processos antes mesmo que eles ocorram. Isso garante maior qualidade e excelência dos serviços e produtos. 

Não pare por aqui! Continue aprendendo mais sobre as inovações tecnológicas e os seus benefícios para indústria. Leia agora mesmo o nosso artigo “Indústria 4.0: por que ainda é um desafio no Brasil?”.

 

Posts relacionados

Blog

Sistemas ciber físicos na indústria 4.0: como a tecnologia pode ajudar o crescimento do setor industrial

29/08/2022
Blog

Gestão de Identidade e Acesso: confira como esses processos podem ser benéficos para segurança da informação

18/07/2022
Blog

Cloud computing e Edge Computing: qual a relação e diferenças entre as duas tecnologias

04/07/2022

Conteúdo rico no seu e-mail

Assine nosso conteúdo e receber os melhores conteúdos sobre tecnologia e inovação.

    São mais de 15 anos entregando soluções tecnológicas e inovadoras